Blogue Oficial do Grupo Folclórico e Etnográfico Danças e Cantares Verde Minho
Segunda-feira, 20 de Junho de 2011
LOURES VIROU CAPITAL DO FOLCLORE

 

Grupos folclóricos e de música tradicional afluíram à cidade de Loures e fizeram dela a capital do folclore.


 

No passado dia 28 de Maio, o Grupo Folclórico e Etnográfico “Verde Minho” levou a efeito o XVIII Encontro de Culturas, enchendo de alegria e colorido a localidade de A-das-Lebres e a sua coletividade, o Grupo União Lebrense.

De Vila Real de Trás-os-Montes veio o Grupo Etnográfico de Borbela, de Matosinhos o Rancho Sargaceiras e Maritimos de Angeiras e de S. Martinho do Bispo o Grupo de Danças e Cantares de Nossa Senhora dos Remédios. A arruada esteve a cargo do Grupo de Bombos Amarantinos, da Casa do Concelho de Amarante e o Minho foi representado pelo anfitrião, o Grupo Folclórico e Etnográfico “Verde Minho”.

Apresentação esteve a cargo de, Lucia Lima e José Pedrosa

Esta iniciativa que trouxe A-das Lebres, Concelho de Loures bastante público e constitui já uma referência cultural na região, contou com a presença do Vice Presidente da Câmara Municipal de Loures, Dr João Pedro Domingues, do Presidente da Junta de Freguesia de Santo Antão doTojal, Sr João Florindo e do Presidente das Colectividades do Concelho de Loures, Sr José Carneiro.

O Grupo Folclórico e Etnográfico “Verde Minho” encontra-se sediado na localidade de A-das-Lebres, Freguesia de Stº. Antão do Tojal, no concelho de Loures, e é uma associação cultural constituída por minhotos e amigos que vivem na região de Lisboa e que procuram manter as suas raízes culturais e as tradições da sua região de origem. Tal como disse um dia o escritor transmontano Miguel Torga, “…no Minho tudo é verde, o caldo é verde, o vinho é verde…” – não podiam, pois, os minhotos que vivem na região de Lisboa, deixar de tomar para si a identificação cromática que caracteriza a sua região.  Ensaiam na Junta de Freguesia do Olival Basto, aos Sabados.

O XVIII Encontro de Culturas, organizado pelo Grupo Folclórico e Etnográfico “Verde Minho”, constitui uma das iniciativas mais salientes no âmbito da cultura tradicional portuguesa que se realiza na região de Lisboa, constituindo simultaneamente um momento privilegiado de confraternização entre pessoas provenientes de diferentes regiões do país tendo como palco a cidade que porventura a mais característica e representativa da cultura saloia – Loures!

Entretanto, o Grupo Folclórico e Etnográfico “Verde Minho” levou a efeito a “Festa da Primavera” no âmbito do Museu de Arte Popular, levando aquele espaço da cultura tradicional portuguesa situado na zona histórica de Belém diversos agrupamentos folclóricos e procedendo a reconstituições de tradições populares. Naquele evento participaram, além do grupo organizador, os Bombos Amarantinos, o Grupo Coral Renascer, do Alentejo, o Grupo de Danças e Cantares de Santo Estêvão das Galés, o Grupo de Adufeiras da Casa do Concelho de Idanha-a-Nova e o Grupo dos Camponeses de Odivelas.

O Grupo Folclórico e Etnográfico “Verde Minho” tem vindo a ser cada vez mais solicitado para actuações de norte a sul do país e tem procurado sempre corresponder aos pedidos efectuados, apesar da dificuldade crescente de obtenção de transporte para as deslocações em consequência das medidas de contenção económica por parte das entidades oficiais.



publicado por verde-minho às 18:05
link do post | comentar | favorito
|

1 comentário:
De Carlos Gomes a 21 de Junho de 2011 às 21:52
Parabéns! O Verde Minho já começa também a dançar na internet... é importante divulgar as suas actividades por este meio para chegar ainda mais longe e manter a comunicação com as pessoas. Podiam colocar aqui informação acerca do calendário de actuações, material para venda como cd's e cassetes, etc. E, já agora, irem apresentando os trajes, um de cada vez e dando a conhecer os seus componentes. Estes também poderiam ajudar a divulgar o blogue através das suas páginas no facebook.
Boa sorte!


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30


posts recentes

LOURES VIROU CAPITAL DO F...

GRUPO DE DANÇAS E CANTARE...

MINHOTOS PROMOVEM ENCONTR...

O que é o Grupo Folclóric...

arquivos

Junho 2011

Fevereiro 2011

tags

todas as tags

links
Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds